Por onde começar... a aprender! (4ª parte)

Post by R3 | Post in | Postado em 22:07

Agora é só para os interessados.

1. Noções de criptografia.
Ainda não vi melhor introdução do que aquela que se apresenta no tópico Sistemas de Criptografia (inclui DES, RSA, AES, CE)! Começa muito suave e ligeirinho e depois vai por aí fora! Na minha opinião é um documento fundamental para todos os que querem mesmo aprender qualquer coisa nesta área.

Mas como os algoritmos usados são o RSA e IDEA, nada melhor do que ler (umas quantas vezes) O que é o RSA? - Sua história e origem e O Algoritmo IDEA. Dúvidas e respostas aos exercícios sobre RSA podem ser vistas aqui e aqui. Não deixa de ter interesse uma leitura de Programa para cálculo da expresssão M ^ E mod N?.

2. Noções de Assembly
Na minha opinião, esta é a altura certa para abordar este tema muito embora seja possível avançar para o tema que se segue sem adquirir este conhecimento.

Ao contrário das linguagens de alto nível que são (relativamente, pelo menos) independentes da máquina e sistema operativo onde vão correr os programas compilados, o Assembly está directamente ligado ao microprocessador a que se destina. Para programar em Assembly, não basta conhecer as mnemónicas, é indispensável conhecer a arquitectura do microprocessador (que registos tem, quais as formas de endereçamento suportadas, qual o mapa de memória, interrupções, etc.).

Do meu ponto de vista, estudar um Assembly que não seja aquele com que pretende vir a trabalhar é uma perda de tempo. No nosso forum encontram-se alguns documentos bastantes interessantes, embora digam respeito aos microprocessadores da Intel, que não tem nada a ver com os assuntos dos satélites; se alguém quiser dar uma vista de olhos ao Livro sobre Assembly, orientado para Linux e para quem já sabe linguagens de alto nível (C e C++). Igualmente, para quem já conhece C, C++, The Art of Assembly Programming.

E agora chegou o momento de decidir: quem quiser avançar pelo lado da compreensão das mensagens enviadas para os cartões, deve estudar o Assembly do ST19 (não se encontra quase nada por aí! É quase um segredo militar! Aguardamos, ansiosamente um cursinho nas nossas salas de estudo); quem quiser seguir o caminho
do firmware do receptores deve dedicar-se a estudar Assembly do ST20, a que me voltarei a referir mais à frente.

3. Noções de Nagra e de Nagra 2.
Não há dúvida de que esta secção tinha de estar colocada neste lugar. Como ainda não encontrei em lado nenhum um texto que faça uma introdução simples ao tema, posso sugerir que quem estiver interessado num pouco mais de acção, pode optar por abandonar o todo em favor das partes, isto é, pode passar a uma das secções que se seguem, regressando mais tarde a esta secção.

A bíblia é o FAQ Nagra1 do StuntGuy. Não só não é nada fácil, como é mesmo, até, bastante assustador; apesar de existir em vários formatos, ainda não vi nenhum que se torne simpático e agradável de ler. Talvez possamos encontrar algum voluntário que se dê ao trabalho de pegar num processador de texto e paginar aquilo tudo como deve ser, e com uns esquemas bem feitos?

Optei por incluir nesta secção alguns artigos elaborados por gente da casa: Dúvida acerca de CW's (Control Word), Comando EMM E0 (ou introdução à teoria dos filtros) e A minha "brincadeira" de final de ano. Nenhum deles é fácil, requerendo diversas leituras e papel e lápis para anotações e cálculos.

4. Mensagens e chaves
Nada melhor do que umas Explicações básicas sobre chaves, para começar suavemente.

Depois entramos a sério com o excelente tópico Abrindo envelopes EMM!

Para complementar, temos uma Explicação útil sobre EMMs e Tentativa de resumir e simplificar (?) "isso" das EMMs.

Tão importantes como os texto base são os comentários e os exercícios, que podemos seguir em Comentários a "Estratégias para se descobrirem as famigeradas chaves", onde recomendo em particular as mensagens #29, #37, #44, #48; Dúvidas/Respostas a "Abrindo envelopes EMM", FINALMENTE: o ficheiro magico k todos procuramos? (The Last Mile! - só D+) e Exercício sobre as novas EMMs. Claro que não podemos esquecer Ora vamos lá ver o que temos hoje..., um tópico que se vai mantendo em aberto.

5. Mensagens e cartões
Enquanto não houver mais para aprender, toca a começar por um primeiro contacto com o micro que se encontra nos cartões: Acerca de st7 e st19. Depois sugiro Mapa Rom 110. Para ir adicionando mais uns pozinhos: Acerca da MAP3854... e Código em $0108... (?).

6. Programação e firmware de receptores.
Que tal começar por uma leitura do Manual Técnico do chip at90s8515, que, ao que parece, equipa a maioria dos receptores?

Para quem não perdeu a coragem, recomendo as trocas de impressões entre o hal2000 e o joca5573 em Estudo de firmware e Boot code STI5518.

Mais material e discussões interessantes em Programação em STi5518 (secção Programação) e em Programação em STi5518 (secção Sala de Formação), bem os Comentários a "N3 - Programação em STi5518".

Comentários (2)

falar sobre criptografia é fácil p/ quem tem o conhecimento na área p/ mim entendo talvez que por minha ignorância,sistemas de máquinas como a que estamos falando,são como mentes humanas destas quais,uma em especial o criador da criatura.
É difícil para minha pessoa ampliar os meus conhecimentos nesta área por enquanto pois não há tempo entre o meu trabalho,familia,vida social e administrativa.No entanto venho aqui deixar minha adimiracão pelo trabalho aqui realizado e pelo tempo aqui deixado.Conhecer novas pessoas ,e sempre muito bom mas poder compartilhar dos conhecimentos deles é melhor."fica aqui então os meus parabéns pelo seu sucesso"na rede
de seu amigo JOSIAS

estou impressionado.....
imagino o tempo que o Paladino deve ter gastado para ter tanto conhecimento sobre o assunto, pois eu li o texto e quasse nada entendi, rsrsrs
o mais importante é que ele não guarda para si só toda sua sabedoria, parabens...

Postar um comentário

Parceiros

'create