Diferença entre Debugar, Compilar e Executar

Post by R3 | Post in | Postado em 08:55

Parece meio óbvio, mas a verdade é que nem todo mundo sabe a diferença entre Debugar, Compilar e Executar, sendo primordial requisito para iniciar na programação.

Quando estamos iniciando em alguma linguagem temos sempre uma dúvida, quase sempre relacionada a como vamos "rodar" o programa que fizemos, não interessando se a linguagem é mais ou menos complexa, a sintaxe é o mais fácil de aprender.

Primeiramente vamos ver o que é debugar.

Debugar nada mais é do que achar um "bug" de sintaxe no programa. Falando nisso, "bug" traduzindo do inglês significa inseto, nos primórdios da informática os computadores eram formados por milhares de válvulas (hoje são substituidos pelos transistors, pinos dos processadores), e quando um inseto entrava entre estas válvulas era quase certo que uma, pelo menos, iria queimar, então, vários engenheiros na época tinha que descobrir qual válvula queimou, para depois trocar e religar a máquina.

Obs.: Quando se debuga, só se achará erros de SINTAXE, ou seja, Division By Zero ( Divisão por zero ), Loop infinito, ou erros de comandos ( uso errado de algum comando ), isto significa que o programa pode não funcionar como você imagina


Compilar

Quando você compila algum programa você o transforma em um executável. Usando um exemplo simples: No Pascal, quando você salva o código fonte (’.pas’), apenas numa máquina com Pascal poderá ser executado. Mas quando você compila o programa em Pascal, gerará um executável (’.exe’), que rodará em todas as máquinas Windows.

A maioria dos compiladores tem debugador junto, para verificar, antes de formar um executável se há algum "bug".

Executar

Executar não gerará nenhum arquivo e nem vai verificar se ocorreu algum "bug", serve apenas para mostrar ao programador como esta ficando o seu programa.

Eu vou indo, Caso surja alguma dúvida é só postar

Comentários (0)

Postar um comentário

Parceiros

'create