Satelite Amazon

Post by R3 | Post in | Postado em 16:39

A TV Amazonas é uma emissora de televisão brasileira instalada em Manaus, capital do Estado de Amazonas, que é sintonizado no canal 5 e conta com quase 100 repetidoras pelo interior do estado.

A emissora é afiliada da Rede Globo e líder da Rede Amazônica de Televisão, foi fundada em 1º de setembro de 1972, pelo jornalista Phelippe Daou e é a mais antiga emissora de TV em atividade no estado. Além dessa emissora, tem a Rádio Amazonas FM (101,5 MHz).

A emissora faz parte da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, que é composta por mais 4 emissoras de televisão: TV Rondônia, TV Acre , TV Roraima e TV Amapá (todas afiliadas à Rede Globo). Possui ainda o Amazon Sat, sintonizado em canais de UHF nas capitais da Amazônia Ocidental e Amapá e antenas parabólicas em todo o território nacional e países fronteiriços. Esse canal trata exclusivamente de temas amazônicos. Possui ainda uma sucursal em Brasília para coberturas de assuntos relevantes à Amazônia na capita federal.

A emissora recebe o sinal da Rede Fuso devido a diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília.

História
Antecedentes (1968-1971)

Em 30 de setembro de 1968, é inaugurada a Amazonas Publicidade Ltda., embrião do que hoje se chamam Rede Amazônica de Rádio e Televisão, inaugurada pelos jornalistas Dr. Phelippe Daou e Milton de Magalhães Cordeiro, em parceria com o empresário Joaquim Margarido. Inicialmente, a Amazonas Publicidade funcionava na Avenida Eduardo Ribeiro, altos da conhecida Padaria Avenida, no Centro de Manaus.

No mesmo ano, Phelippe Daou traz para os dois sócios a notícia de que o Ministério das Comunicações abriria concorrência pública para a exploração comercial em Manaus de mais um Canal de Televisão (sons e imagens). À época, já existia a TV Ajuricaba (hoje Boas Novas Manaus) e eram dados os primeiros passos para a montagem da TV Baré (hoje TV A Crítica).

Em julho de 1969, Phelippe Daou, Milton de Magalhães Cordeiro e Joaquim Margarido, após examinarem detidamente o edital, decidiram concorrer, naturalmente, submetendo-se às exigências oficiais. A partir daí, convidam para compor o quadro societário da Rádio TV do Amazonas Ltda. o seu empresário Robert Phelippe Daou.

A sociedade então foi à vencedora da concorrência pública, ganhando a outorga do canal em 1970, a partir do qual tinham dois anos para explorá-lo comercialmente e implantá-lo de maneira definitiva.

No mesmo ano, os diretores da Amazonas Publicidade Ltda. foram procurados pelo jornalista Paulo Viana, que na época era diretor da “Editora Abril”, que propunha contratar a empresa para distribuir em Manaus as revistas editadas pela Abril. Um novo desafio é aceito pelos três sócios.
[editar] 1972: Inauguração

Técnicos especializados desdobraram-se na elaboração dos projetos, o que fora decidido naquela oportunidade, pela construção de duas unidades: o parque exibidor, compondo-se do espaço físico onde seria instalada a emissora, na Avenida Carvalho Leal, 1.270 – Cachoeirinha, cujo prédio hoje abriga o “Centro de Radiodifusão”. E o parque de transmissão fora instalado na Avenida André Araújo, 1.555, Aleixo (onde hoje se encontra a atual sede da TV Amazonas e da Rádio Amazonas FM).

Vale a pena ressaltar um importante detalhe histórico, a Rádio TV do Amazonas constituiu-se na época, como a primeira emissora de televisão do Brasil, integralmente projetada para operar em cores.

Este fato histórico ocorreu no dia 10 de agosto de 1972, quando a emissora levou ao ar, pela primeira vez, o sinal do Canal 5 em fase experimental. A emissora é do diretor-presidente da Rádio TV do Amazonas, jornalista Phelippe Daou.

Em 1º de setembro de 1972, às 18 horas, depois de quase um mês de testes, foi inaugurada a emissora, com festa de abertura. Às 19hs, era exibido o 1º Jornal do Amazonas. Foi o primeiro produto noticioso da TV Amazonas. O telejornal está no ar até hoje. [1]

No dia 27 de outubro, quando o Ministro das Comunicações, Hygino Corsetti, esteve em visita às instalações da TV Amazonas e plantado um pinheiro para assinalar, a ligação de Manaus com o Brasil pela Embratel, Corsetti e Daou declaram que o Canal 5 era mais ideal que empresa. [2]
1972-1975: TVs Record e Tupi

Durante os três anos de funcionamento, a TV Amazonas não era afiliada a nenhuma rede nacional de televisão, levando ao ar material que sobrava da programação de emissoras como a TV Record (TV Ajuricaba) e a TV Tupi (TV Baré).
[editar] 1974: Expansão na Amazônia

Em 14 de junho, é inaugurada em Boa Vista, a TV Roraima. Inicialmente pertecente ao governo do território federal do estado, a TV Amazonas envia partidas gravadas de futebol da Copa do Mundo de 1974 e posteiormente as redes Tupi, Record, Globo e Bandeirantes. A Boa Vista ficava 800 km de Manaus e as viagens eram diárias.

No mesmo ano, em 26 de setembro, o governo de Roraima transfere a concessão da emissora para os proprietários da TV Amazonas.

No mesmo mês, oficialmente a televisão só chegou Roraima em setembro de 1974. Na segunda quinzena de dezembro do mesmo ano a TV Roraima entrou em operação experimental e entrou no ar em 29 de janeiro de 1975.

Desde então, da inauguração de 1974 até o final dos anos de 80, a emissora atuou sozinha no território durante 16 anos.

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: TV Roraima

Em 13 de setembro, é inaugurada em Porto Velho, a TV Rondônia, a primeira emissora em Rondônia, do mesmo Daou. A instalação da emissora coincide os 31 anos da criação do Território Federal do Guaporé, que em 1956, muda o nome para atual denominação.

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: TV Rondônia

No dia 16 de outubro, é inaugurada em Rio Branco, a TV Acre, a primeira emissora no Acre, do mesmo Daou, a terceira emissora da Rádio e TV Amazonas.

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: TV Acre

A partir de então, era dado mais um importante passo na ampliação e na consolidação do projeto de expansão da Rádio TV do Amazonas, retransmitindo a Bandeirantes/Record/Tupi.
1975-1979: TV Bandeirantes

Em 1975, com a inauguração da TV Bandeirantes como rede, a emissora passou a ser sua emissora afiliada no Estado do Amazonas, deixando exibir o material da Record e Tupi. Como não havia via satélite, a emissora recebia a programação de Bandeirantes gravada, o que gerava atraso da programação em relação da rede, especialmente telejornais, novelas e partidas de futebol.

No mesmo ano, deixa enviar fitas gravadas para TV Roraima, com a chegada do satélite da Embratel no território federal (hoje Roraima é estado).

Nessa fase, diversos programas locais foram lançados na emissora, com vistas a ocupar os espaços cedidos pela Rede Bandeirantes para a transmissão de produções locais.
1979-1986: Rede Bandeirantes

Em 1979, com a inauguração da programação da Rede Bandeirantes totalmente em via satélite, a emissora passou receber a programação em satélite, acabando as viagens de aviões. Nos anos seguintes, a emissora inicia instalações de repetidoras no interior do estado.
1986-1990: Rede Globo

Em meados do ano, a quantidade de repetidoras, mais do que a concorrente TV Ajuricaba, levam a Rede Globo e TV Amazonas a se aproximarem, levando a TV Amazonas a fechar acordo de afiliação, pondo o fim os mais de 10 anos de afiliação com Bandeirantes.

Em 20 de abril de 1986, com a venda da TV Ajuricaba para o Grupo Simões, a TV Amazonas passa a ser afiliada da Rede Globo no Estado, uniformizando a programação com as outras emissoras pertencentes à Rede Amazônica (TV Acre, TV Amapá, TV Roraima e TV Rondônia), que desde suas respectivas aberturas (exceto a TV Amapá, que iniciou suas transmissões fazendo parte da Rede de Emissoras Independentes - REI), já eram afiliadas à Globo em seus respectivos estados de cobertura.

Diversos programas locais foram extintos e o núcleo de jornalismo da emissora teve que se adaptar ao Padrão Globo de Qualidade exigido.

No mesmo ano, a emissora faz a primeira cobertura em rede local às eleições no estado.

Em 1º de fevereiro de 1987, a emissora faz cobertura a posse dos eleitos em 1986 no estado.

Em 1988, a TV Amazonas lança uma nova emissora: a Amazon Sat, a emissora que retransmite a programação da Rede Globo, mas pelo canal de satélite. O novo canal integrava todas as emissoras da Rede Amazônica, preenchendo os intervalos comerciais da Rede Globo de Televisão, especialmente nas repetidoras do interior do estado, e também levando ao ar os programas locais. Inicialmente, essa emissora é transmitida no sinal analógico pelo satélite Brasilsat B2, que posteriormente passa nos canais de VHF e UHF em Amazonas.
1991-Atual

Em 2004, houve mudança da Amazon Sat, do sinal analógico para o sinal digital da Amazon Sat, com a migração para o Brasilsat B4, o que proporcionou a separação dos canais Amazon Sat e da Rede Amazônica, possibilitando a transmissão da programação em rede regional, sem interferir com a programação do Amazon Sat.

Em 8 de abril de 2008, por determinação do Ministério da Justiça, que reclassificou a novela Duas Caras para o exibição em horário após às 21 horas, a TV Amazonas foi obrigada a entrar no sistema implantado pela Rede Globo chamado Rede Fuso, que exibe um pacote básico de programação da rede nacional (que acompanha o horário de Brasília), porém com atraso de 1 hora em relação à Rede Nacional, o que gerou algumas modificações na programação da Rede Globo neste Estado, tais como o telejornal local Amazônia TV (agora exibido após o Jornal Hoje), o telejornal local Jornal do Amazonas (exibido após a novela da faixa das 18hs, porém agora antes do Jornal Nacional), o Jornal Nacional (exibido após o Jornal do Amazonas), a novela da faixa das 19hs (exibida após o Jornal Nacional) e a novela da faixa das 20hs (agora exibida após a novela das 19hs). A programação da Rede Fuso é levada ao ar para os telespectadores de todos os Estados brasileiros que têm uma hora de atraso em relação ao horário de Brasília (Amazonas,Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Essa determinação deixou um tempo vago na grade da Rede Fuso entre o horário das 17:15 e 17:30. Para ocupar esse tempo vago, após a Sessão da Tarde e antes de Malhação, é exibida a série Star Wars: The Clone Wars .

Em 31 de agosto a emissora passa a transmitir toda a programação em sinal digital (HDTV) para a cidade de Manaus, através do canal 15 UHF, sendo o primeiro canal de tv aberta a transmitir o sinal digital na capital amazonense. Também a partir desta data, o Amazônia TV deixa de ser transmitido para toda a rede, passando a ser apenas nome dos telejornais locais dos estados cobertos pela Rede Amazônica. As notícias da Região Amazônica passam a ser veiculadas dentro do telejornal de seu respectivo estado.
Programas locais

* Bom Dia Amazônia- Segunda a Sexta às 7h05
* Amazônia TV- Segunda a Sábado às 12h45
* Globo Esporte Edição Local- Segunda a Sábado às 11h45
* Jornal do Amazonas- Segunda a Sábado às 19h
* Amazônia em Revista:- Sábado às 8h20
* Amazônia Rural- Domingo às 6h30
* Viagens pela Amazônia-Sábado às 8h
* Zappeando:- Sábado às 9h50

Cobertura

A TV Amazonas possui a maior cobertura de municípios que recebem seu sinal, via satélite, do estado do Amazonas, correspondendo a quase 100% de seu território, assim distribuídos:
Emissoras

* TV Amazonas (Manaus) - Canal 5
* TV Parintins (Parintins) - Canal 7
* TV Itacoatiara (Itacoatiara) - Canal 11

Repetidoras / Mistas

* Alvarães
* Amaturá
* Anorí
* Apuí
* Atalaia do Norte
* Autazes
* Barcelos
* Barreirinha
* Benjamin Constant
* Beruri
* Boa Vista do Ramos
* Boca do Acre
* Borba
* Caapiranga
* Canutama
* Carauari
* Careiro
* Careiro da Várzea
* Coari
* Codajás
* Eirunepé
* Envira
* Fonte Boa
* Guajará
* Humaitá
* Ipixuna
* Iranduba
* Itamarati
* Itapiranga
* Japurá
* Juruá
* Jutaí
* Lábrea
* Manacapuru
* Manicoré
* Maraã
* Maués
* Nhamundá
* Nova Olinda do Norte
* Novo Airão
* Novo Aripuanã
* Pauini
* Presidente Figueiredo
* Rio Preto da Eva
* Santa Isabel do Rio Negro
* Santo Antônio do Içá
* São Gabriel da Cachoeira
* São Paulo de Olivença
* São Sebastião do Uatumã
* Silves
* Tabatinga
* Tapauá
* Tefé
* Tonantins
* Uarini
* Urucará
* Urucurituba

Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Amazonas

Comentários (0)

Postar um comentário

Parceiros

'create